domingo, 16 de janeiro de 2011

OS TEIMOSOS & A POESIA DO CONTRA

Eu faço minhas as palavras do querido amigo e poeta Fred Caju. Eis o texto de apresentação e divulgação do e-book Os Teimosos & a Poesia do Contra (2010):

Porque poesia e teimosia andam lado a lado

Dar murro em ponta de faca, às vezes, não é burrice. É necessário. Não é porque vou esmurrar a lâmina que vou com punho nu. Aí sim, seria burrice. Aquele menino, como é mesmo o nome dele? Ah, Drummond! Drummond disse que um poeta desarmado é, mesmo um ser a mercê de inspirações fáceis, dóceis às modas e compromissos. Portanto, meus nobres, vim dar umas lapadas no facão com o meu arsenal saindo pelas orelhas.
E dessa vez vim muito bem acompanhado. Mercado da Boa Vista, Recife e catinga: palco que começou a ser montada essa aventura. Lubrificava as cordas vocais e devorava castanhas (apenas castanhas, ninguém comeu caju nenhum) na presença de Daniel Everson e Ane Montarroyos, quando surgiu as deliberações mínimas para se compor algo em conjunto chamado OS TEIMOSOS E A POESIA DO CONTRA. Uma pequena grande coletânea reunindo os poemas de nós três.
Saindo do característico odor recifense do Mercado, cada qual foi escrever suas teimosias. Everson, porém, foi à sua cidade-natal, Bezerros, e lá convidou Marcone Santos (Jimmy) para se integrar ao grupo. Ane e eu concordamos. Mas como já conhecia Jimmy, estabeleci uma condição/desafio: entregar algumas ilustrações junto aos poemas. OS TEIMOSOS E A POESIA DO CONTRA agora tinham quatro cabeças e ainda viria ilustrada.
D. Everson abre a coletânea com o sugestivo subtítulo: Cheguei e Não Importa!, explorando o cotidiano recifense (aliás, suburbano de terceiro mundo) juntamente com as suas divagações oníricas e sua constante preocupação com o exercício de ser poeta. Em um jogo psicodélico de poemas e narrativas, Marcone Santos apresenta o seu Labirinto Ocular à obra, com pinceladas de humor e surrealismo; Jimmy, como já foi dito, é responsável pelas ilustrações da coletânea: Vórtex da Teimosia I, II e III. A dama da teimosia, Ane Montarroyos, junta-se aos marmanjos para, literalmente, perfumar a coletânea com o ar da sua graça com a sua paráfrase drummondiana: No Meio do Caminho Tem uma Flor, a hora e a vez da delicadeza se fazer presente através de imagens florais. Eu, Fred Caju, sob um guarda-chuva chamado Fernando Pessoa apareço com a sessão Indesculpavelmente Sujo com o sabor típico dos cajus: doce e rançoso, buscando explorar as estruturas dos poemas e criar uma distribuição similar ao efeito do espelho.
Evidente que isso é apenas uma opinião, tudo que está supracitado pode ser desmentido e derrubado. Então fica o conselho: baixe a coletânea, leia, reflita, me desminta e me processe por propaganda enganosa. Vê que massa: você vai ler uma parada arretada e ainda pode extorquir dinheiro meu com o consentimento da justiça! Mas é bom tomar ciência que para quem golpeia uma peixeira por pura teimosia, dar uma mãozada na cara de um, não é tão difícil. Portanto, processe com classe.
Valeu pela atenção, é só clicar na imagem para baixar o e-book, e quem quiser conhecer mais o pessoal, basta visitar:



Cenário Invisívelhttp://cenarioinvisivel.blogspot.com/ (de Marcone Santos) 
Poetas de Martehttp://poetasdemarte.blogspot.com/ (de D. Everson e amigos) 
Cronisiashttp://cronisias.blogspot.com/ (de Fred Caju e amigos)
Sábados de Cajuhttp://fredcaju.blogspot.com/ (de Fred Caju)


Fred Caju

7 comentários:

  1. E quem baixar a coletânea ainda ganha um beijinho da Ane.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ane, já baixei.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, querido! ;]

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  4. Oi, obrigado pelo elogio, Clarice Lispector, é uma mulher sensacional e sou fã, engraçado que aquele poema eu achava que tinha algo de Manuel Bandeira " pura vaidade" aí vc cita a Clarice,fiquei ainda mais em vaidade rsrs. Tchau!

    ResponderExcluir
  5. Felicidades Ane, à você e aos seus companheiros nesse bonito projeto. Já baixei o livro e por um breve passeio pelos poemas, já se nota tanta vitalidade. Agora vou ler tudo com calma.

    Parabéns e um abraço!

    ResponderExcluir

Que tal preencher esta lacuna?