sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Ezra Pound

ENVOI

Vai, livro natimudo,
E diz a ela
Que um dia me cantou essa canção de Lawes:
Houvesse em nós
Mais canção, menos temas,
Então se acabariam minhas penas,
Meus defeitos sanados em poemas
Para fazê-la eterna em minha voz

Diz a ela que espalha
Tais tesouros no ar,
Sem querer nada mais além de dar
Vida ao momento,
Que eu lhes ordenaria: vivam,
Quais rosas, no âmbar mágico, a compor,
Rubribordadas de ouro, só
Uma substância e cor
Desafiando o tempo.

Diz a ela que vai
Com a canção nos lábios
Mas não canta a canção e ignora
Quem a fez, que talvez uma outra boca
Tão bela quanto a dela
Em novas eras há de ter aos pés
Os que a adoram agora,
Quando os nossos dois pós
Com o de Waller se deponham, mudos,
No olvido que refina a todos nós,
Até que a mutação apague tudo
Salvo a Beleza, a sós.

(tradução de Augusto de Campos)

4 comentários:

  1. Oi Ane


    Adoro Ezra Pound e gostei de seu espaco que descobri no Nicolau Ponte Preta, vou colar nos meus blogs. Me de a honra de sua visita; http://dan-poucodetudo.blogspot.com/ e http://dan-poucodetudo.blogspot.com/

    Abraço e bom domingo

    ResponderExcluir
  2. mais uma belíssima preciosidade de Ane!

    ResponderExcluir
  3. Bem-vindo, Dan! =)

    Obrigada, Luluzes linda! ;)

    Beijos,
    Ane

    ResponderExcluir
  4. "Mais canção, menos temas."

    *Entre o sonho e a realidade eu prefiro a realidade que me permita sonhar. http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir

Que tal preencher esta lacuna?